Tratamentos

A nefrologia é a especialidade relacionada com o tratamento de doenças renais e hipertensão:

Nefrites

A nefrite é causada pela inflamação dos glomérulos renais (parte responsável pela filtragem nos rins), inflamação essa geralmente provocada a partir de algum fenômeno imunológico (ou seja, uma tentativa de nosso corpo de defender-se de algo). É um problema que deve ser encarado com seriedade, pois é responsável por mais de 50% das doenças renais.

Insuficiência Renal Aguda

É a perda rápida de função renal devido a dano aos rins, resultando em retenção de produtos de degradação nitrogenados (uréia e creatinina) e não-nitrogenados, que são normalmente excretados pelo rim.

Insuficiência Renal Crônica

A insuficiência renal crônica (IRC) é o resultado das lesões renais irreversíveis e progressivas provocadas por doenças que tornam o rim incapaz de realizar as suas funções. O ritmo de progressão depende da doença original e de causas agravantes, como hipertensão, infecção urinária, nefrite, gota e diabete.

Cálculos Renais

O cálculo renal, ou pedra nos rins, é uma massa dura formada por cristais que se separam da urina e se unem para formar pedras. Sob condições normais, a urina contém substâncias que previnem a formação dos cristais. Entretanto, esses inibidores podem se tornar ineficientes causando a formação dos cálculos

Infecção Urinária

Trata-se da presença de bactérias na urina. Essas bactérias multiplicam-se com o passar do tempo, enquanto um tratamento adequado não é instituído. As bactérias podem atacar qualquer nível do aparelho urinário, desde a bexiga, causando cistite, até o rim, causando pielonefrite. As infecções urinárias são mais freqüentes na mulher e no homem na terceira idade.

Diálise Peritoneal

A diálise peritoneal é outro tipo de tratamento que substitui as funções dos rins. O objetivo é tirar o excesso de água, e as substâncias que não são mais aproveitadas pelo corpo e que deveriam ser eliminadas através da urina. Este tipo de diálise aproveita o revestimento interior do abdômen, chamado membrana peritoneal, para filtrar o sangue.

Hemodiálise

É um tratamento que consiste na remoção do líquido e substâncias tóxicas do sangue como se fosse um rim artificial. É o processo de filtragem e depuração de substâncias indesejáveis do sangue como a creatinina e a uréia. A hemodiálise é uma terapia de substituição renal realizada em pacientes portadores de insuficiência renal crônica ou aguda.

Transplante Renal

O transplante é a substituição dos rins doentes por um rim saudável de um doador. É o método mais efetivo e de menor custo para a reabilitação de um paciente com insuficiência renal crônica terminal.
Instituto do Rim de Umuarama
Rua Jussara, 3407 - Zona I - Umuarama-PR | (44) 3622-1554
Prestige